terça-feira, 7 de agosto de 2012

Jogos Olímpicos e a Produção de Iogurte

Olá!


Em tempos de Olimpíadas, destaco algumas questões de BIO ligadas ao esporte a ao iogurte.

 

Iogurte e Esporte???

 

Questões: (respostas no final)

1.
(Ufjf 2011)  Com a realização de grandes eventos esportivos, como copa do mundo e olimpíadas, a preocupação com o doping de atletas aumenta. Uma das formas mais comuns de doping é a utilização de drogas que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio do organismo. Sobre os processos celulares relacionados ao doping, responda:

a) Qual é a relação entre o aumento da capacidade atlética do esportista e o aumento do transporte de oxigênio?
b) Em qual organela celular é consumida a maior parte desse oxigênio e qual é o principal papel desse gás nessa organela?
c) Qual é a consequência sobre a produção de energia e a capacidade atlética da utilização de drogas que provocam a formação de poros para prótons nas membranas dessas organelas? Justifique.



2.
(Unesp 2008)  A realização dos jogos pan-americanos no Brasil, em julho de 2007, estimulou muitos jovens e adultos à prática de atividades físicas. Contudo, o exercício físico não orientado pode trazer prejuízos e desconforto ao organismo, tais como as dores musculares que aparecem quando de exercícios intensos. Uma das possíveis causas dessa dor muscular é a produção e o acúmulo de ácido láctico nos tecidos musculares do atleta. Por que se forma ácido láctico durante os exercícios e que cuidados um atleta amador poderia tomar para evitar a produção excessiva e acúmulo desse ácido em seu tecido muscular?



3.
(Unesp 2010)  Tadeu adora iogurte natural, mas considerando o preço do produto industrializado, vendido em copos plásticos no supermercado, resolveu construir uma iogurteira artesanal e produzir seu próprio produto. Para isso, adaptou um pequeno aquário sem uso, no qual havia um aquecedor com termostato para regular a temperatura da água. Nesse aquário, agora limpo e com água em nível e temperatura adequados, colocou vários copos nos quais havia leite fresco misturado à uma colherinha do iogurte industrializado. Passadas algumas horas, obteve, a partir de um único copo de iogurte de supermercado, vários copos de um iogurte fresquinho.

Explique o processo biológico que permite ao leite se transformar em iogurte e explique por que Tadeu precisou usar uma colherinha de iogurte já pronto e um aquecedor com termostato na produção do iogurte caseiro.




Respostas:

1.
a) O aumento da disponibilidade de oxigênio aumenta a possibilidade de ocorrer transporte de elétrons na cadeia respiratória e, consequentemente, aumenta a síntese de ATP, molécula fundamental para a contração muscular.
b) O oxigênio é consumido principalmente nas mitocôndrias, onde age como aceptor final de elétrons e hidrogênios no processo de fosforilação oxidativa.
c) Diminui a síntese de ATP e, consequentemente, a capacidade atlética do indivíduo. A formação de poros para prótons fará com que menos prótons passem pela enzima ATP sintetase (ou sintase), provocando redução da síntese de ATP.


2.
Quando o músculo entra em "débito" de oxigênio. Para evitar a produção excessiva e acúmulo desse ácido, o atleta amador poderia realizar um "aquecimento" muscular, e treinamentos periódicos antes das competições a fim de ativar a circulação sanguínea, facilitar o transporte de O2 e retirar com maior eficácia os excretas produzidos.


3.
Iogurtes se formam a partir da fermentação do leite por bactérias que realizam a fermentação lática, os lactobacilos. Essas bactérias se alimentam do açúcar do leite (lactose), com o qual obtêm energia, liberando ácido lático como subproduto da fermentação. É o ácido lático altera o pH do leite, provoca a desnaturação de suas proteínas que proporciona a textura e a acidez característica do iogurte. Para produzir iogurte caseiro, Tadeu precisou colocar um pouco de lactobacilos vivos presentes no iogurte industrializado. Daí a necessidade de usar uma colherinha de iogurte já pronto. O aquecedor com termostato é para manter os lactobacilos numa temperatura constante ideal para o metabolismo dessas bactérias, já que o processo bioquímico da fermentação é influenciado pela temperatura. 


#ÁCIDOLÁTICO



Nenhum comentário:

Postar um comentário