segunda-feira, 21 de novembro de 2011

51 influências positivas das bactérias para a humanidade

Porque existe muito mais que doenças.

Trabalho realizado pelos alunos do Colégio Sinodal do Salvador. Turmas 221 e 222.




68 comentários:

  1. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bacterias-do-bem-protegem-metais-contra-corrosao&id=010170090414

    Pesquisadores da Universidade Sheffield Hallam (Reino Unido) criaram um revestimento anticorrosivo que transforma as bactérias em protetoras contra a corrosão, que é um problema para peças metálicas expostas ao ambiente marinho.

    ResponderExcluir
  2. Bactérias do bem ajudam a emagrecer:
    Os probióticos são micro-organismos vivos que ao serem ingeridos beneficiam o organismo, porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol e os quadros de diarreias. Logo depois de serem ingeridos, os probióticos vão para o intestino e ficam ali junto com as bactérias que há ali, sem se fixarem, mas auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes, tais como cálcio, ferro, vitaminas B, além de facilitar na digestão de lactose. Você pode encontrar essas bactérias em leites fermentados ou iogurtes, também existem na forma de pó ou cápsulas.

    http://www.todaela.com.br/nutricao/bacterias-do-bem-ajudam-a-emagrecer
    Frantieli Daros - 222

    ResponderExcluir
  3. http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/04/cientistas-geram-hidrogenio-partir-de-bacterias-usadas-para-tratar-agua.html

    Cientistas de uma universidade mexicana deselvolveram método para gerar hidrogênio com bactérias utilizadas no tratamento de águas negras

    ResponderExcluir
  4. A reportagem mostra o processo de fabricação do queijo. A bactéria nesse casso serve para acidificação, como cultura bacteriana concentrando uma enzima (quimosina) para transformar o leite em coalhada e soro. Esse coalho na reportagem é chamado de pingo. O pingo é recolhido à noite logo após a fabricação do canastra.

    http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/11/produtor-ensina-como-preparar-fermento-feito-com-soro-de-queijo.html
    Thiago Rocha 221

    ResponderExcluir
  5. Esta é uma matéria que fala sobre bactérias do bem, e sobre um produto chamado ENZILIMP, que é formado por bacillus subtilis,bacilus licheniformis e bacilus polymyxa, que no começo fala um pouco sobre as bactérias em geral, falando que não são somente causadoras de doenças e coisas ruins, mas sim que também podem nos serem úteis, e pesquisando essas bactérias “do bem” que a empresa Millenium Tecnologia Ambiental Ltda produziu em laboratório (sem alteração genética) utilizando a mistura dos 3 microorganismos em forma de esporos, e utilizando a bioaumentação os microorganismos passaram a potencializar milhões de vezes os processos saneadores inerentes a própria natureza, ou seja ligados a natureza. E no fim da matéria apresenta as vantagens do produto.

    http://www.doutorbacteria.com.br/bacterias.html

    ResponderExcluir
  6. Bactérias do grupo Lactobacillus casei e seu uso na fermentação de alimentos

    Nesse site encontramos, a fermentaçao abordada de várias maneiras.
    Em alguns casos a fermentação é usada para modificar um material cuja modificação seria difícil ou muito cara se métodos químicos convencionais fossem escolhidos.
    A fermentação é sempre iniciada por enzimas formadas nas celas dos organismos vivos.
    O grupo Lactobacillus casei compreende bactérias láticas fenotipicamente e geneticamente heterogêneas, aptas a colonizar vários ambientes naturais e criados pelo homem. As bactérias do grupo Lactobacillus casei têm sido amplamente estudadas com relação a suas propriedades promotoras à saúde. Várias funções benéficas ao organismo humano têm sido atribuídas ao consumo regular de alimentos contendo bactérias desse grupo. Tais bactérias são freqüentemente empregadas nas indústrias alimentícias visando a melhoria da qualidade de diferentes produtos. Possuem importante valor comercial para a indústria alimentícia, devido ao seu emprego na produção de leites fermentados e como culturas iniciadoras de fermentação na fabricação de queijos para a melhoria de sua qualidade

    http://projetoiogurtenatural.vilabol.uol.com.br/fermentacao.htm
    Hugo Hruby Júnior
    Turma 222

    ResponderExcluir
  7. Os lactobacilos, são bactérias que regulam a flora intestinal. Ajudam a manter a colônia de organismos microscópicos do nosso corpo, contribuindo para um melhor funcionamento do nosso intestino.


    http://alimentacao.terra.com.br/noticias/alimentacao-funcional-5/as-bacterias-boas-70

    ResponderExcluir
  8. Esta é uma matéria que fala sobre bactérias do bem, e sobre um produto chamado ENZILIMP, que é formado por bacillus subtilis,bacilus licheniformis e bacilus polymyxa, que no começo fala um pouco sobre as bactérias em geral, falando que não são somente causadoras de doenças e coisas ruins, mas sim que também podem nos serem úteis, e pesquisando essas bactérias “do bem” que a empresa Millenium Tecnologia Ambiental Ltda produziu em laboratório (sem alteração genética) utilizando a mistura dos 3 microorganismos em forma de esporos, e utilizando a bioaumentação os microorganismos passaram a potencializar milhões de vezes os processos saneadores inerentes a própria natureza, ou seja ligados a natureza. E no fim da matéria apresenta as vantagens do produto.

    http://www.doutorbacteria.com.br/bacterias.html


    Gabriel Agne - Turma 221 (esqueci o nome na outra)

    ResponderExcluir
  9. Uma equipe de cientistas alimentou alguns ratos com alimentos probióticos, que contém a bactéria Lactobacillus rhamnosus e constatou que os animais mostraram menos sinais de estresse e neuroses em comparação com os que receberam uma dieta comum.

    http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5324962-EI16560,00-Bacterias+probioticas+podem+ajudar+a+tratar+depressao.html

    Matheus Malta - 222

    ResponderExcluir
  10. A energia limpa é o foco das atenções no mundo hoje, um meio que não agrida a natureza e nem contribua para o aquecimento global. A reportagem abaixo mostra uma descoberta que poderiam fazer as bactérias virarem uma bateria.

    http://oglobo.globo.com/ciencia/descoberta-abre-as-portas-para-uso-de-bacterias-para-gerar-eletricidade-2766306
    Jobe -221

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. http://www.interaula.com/biologia2/conteudo/textos/biologicas/biologia/medio/bio49.pdf


    As bactérias produzem insulina pela engenharia genética.O primeiro produto vindo de um organismo transgênico que foi para as vendas, foi a insulina (1982) sendo produzida por uma bactéria geneticamente modificada com um gene humano.


    Laura Bandeira T. 222

    ResponderExcluir
  13. Bactérias fixadoras de nitrogênio, como as do gênero Rhizobium, transformam o nitrogênio presente na atmosfera em amônias ou nitratos, que servem de alimento para as plantas e consequentemente para nós.


    http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=7569



    Rodrigo Valente (222)

    ResponderExcluir
  14. Quando a palavra bactéria nos vem à mente, sempre associamos a algo ruim, entretanto, no caso desta reportagem, vimos como elas têm um papel importante para nós seres humanos e a Terra. Nesta reportagem é visto que elas tomaram um papel fundamental, “comendo” o petróleo da água do Mar Amarelo, na China. Se fosse usado o trabalho humano, com navios para a retirada da enorme quantidade de petróleo misturada à água, seria muito mais demorado e com os produtos usados seria mais prejudicial. Já com a “biomedicação”, como foi chamado este processo usando bactérias, é melhor, uma tecnologia nova. As bactérias desmembram os hidrocarbonetos tóxicos do petróleo com elementos menos prejudiciais.

    http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/china-usa-bacteria-para-limpar-vazamento-de-petroleo

    Luiza Pavanelo - turma 221

    ResponderExcluir
  15. GFAJ-1 é uma bactéria extremófila da família Halomonadaceae, que quando privada de fósforo, é capaz de incorporar o elemento arsénio, geralmente venenoso.
    A sua descoberta apoia a ideia já antiga de que a vida noutros planetas pode ter uma constituição química radicalmente diferente da Terra.

    http://www.youtube.com/watch?v=e52aim1AuEM

    Larissa Zarichta. 221

    ResponderExcluir
  16. No dia 22 de novembro, ocorre em Cuiabá o 1º Seminário Tecnológico de Biodigestores, biólogos discutiram, a possível utilidade de bactérias que digerem matéria orgânica, para gerar energia, uma nova fonte de energia sem duvida muito mais ecologicamente correta.
    Abaixo encontramos o link:

    http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=394006

    Ramon Martins Bastos T:221

    ResponderExcluir
  17. http://hypescience.com/bacterias-probioticas-podem-ajudar-no-tratamento-da-depressao/

    Existem certos tipos de bactérias presentes em nosso intestino capaz de auxiliar na felicidade e bem-estar, o Lactobacillus rhamnosus JB-1 é uma dessas bactérias. Testado em ratos e perto de um resultado, cientistas apostam nesta nova descoberta, para que no futuro possam usufruir destes resultados para melhorar a saúde dos seres humanos com a finalidade de diminuir a depressão e mais alguns disturbios psicológicos.

    Gabriel Borba Lima, 221

    ResponderExcluir
  18. O link fala sobre as bactérias que fazem bem, que por agora existem no leite, iogurte e no queijo mas que vão invadir até as barras de chocolate. Elas podem regularizar o intestino e até prevenir o câncer.
    http://saude.abril.com.br/edicoes/0262/nutricao/conteudo_87712.shtml
    Guilherme Persson (222)

    ResponderExcluir
  19. Na reportagem abaixo mostram bactérias que são boas para os japoneses, que facilitam a digestão de algas, já que algas são muito importantes na alimentação dos japoneses, porque não há muitos lugares para se cultivar verduras e frutas, por causa da sua geologia.

    http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1560448-6174,00-ESTUDO+MOSTRA+QUE+JAPONESES+POSSUEM+BACTERIAS+PARA+DIGERIR+ALGAS.html

    Gustavo Souza - 221

    ResponderExcluir
  20. Um pesquisador do Instituto de Ciências Médicas da USP tenta obter plástico biodegradável a partir de bactérias que acumulam polímeros e que são encontradas nos rios amazônicos.
    O pesquisador pretende reduzir o uso do plástico de derivado de petróleo e, além disso, indica que outros produtos podem ser produzidos a partir destas bactérias, como remédios e embalagens descartáveis.

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/nossomundo/19,0,3201363,Plastico-biodegradavel-a-partir-de-bacterias.html

    Augusto Blaas Corrêa (222)

    ResponderExcluir
  21. Na pele, as bactérias ajudam a degradar as células mortas e destruir os resíduos eliminados por poros e microglândulas. Nos intestinos transformam resíduos complexos em substâncias simples e participam da geração de compostos químicos essenciais à vida humana
    http://correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo7.htm


    Milene Becke (222)

    ResponderExcluir
  22. http://ciencia.hsw.uol.com.br/bateria-cerveja.htm

    Cientistas descobriram um modo de criar energia atravez de aguas desperdiçadas das cervejarias. A "bateria de cerveja", como está sendo chamado, consome a matéria organica dos restos de aguas criando subprodutos ecológicos.

    Maurício Bystronski da Silva (222)

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Neste site encontrei alguns exemplos dos benefícios que as bactérias trazem para o nosso corpo e como elas são importantes, e como elas podem ajudar no nosso organismo.

    http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI151290-EI1501,00.html

    Alissa Panichi - 222

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,ERT228511-18077,00.html

    Bactérias presentes nas raízes de araucária são capazes de aumentar os níveis de nutrientes no solo, o que ajuda no crescimento vegetal. Elas também são capazes de inibir o crescimento de fungos que causam doenças em espécies arbóreas de grande importância econômica, como pinus e eucalyptus. Percebesse que as bactérias auxiliam para deixar o ar mais limpo e para continuarmos tento arvores no planeta.

    Júlia, 221

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Bactérias não são capazes de apenas fazer o mal, elas também podem ajudar em muitos aspectos, ás vezes muito simples como esse exempo: são bactérias que ajudam na formação do ouro,os microorganismos agem como catalisador da biomineralização do mesmo. são bactérias que acumulam rapidamente os complexos tóxicos do ouro. Isso mostra que as bactérias possuem envolvimento direto com o ciclo de metais preciosos.

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/bacterias-ajudam-a-fazer-ouro-07102009-43.shl

    Yuri Pinheiro / 221

    ResponderExcluir
  29. http://forum.valinor.com.br/archive/index.php/t-26797.html
    'Bactéria benéfica' pode bloquear o vírus da Aids, diz pesquisa
    Esta bacteria deixa o virus (profago) isto eh quando o virus dentro da celula nao consegue se proliferar nem arrembentar a celula hospedeira
    Um tipo benéfico de bactéria encontrada na boca humana poderá ser usada para bloquear as infecções de HIV, acreditam cientistas.
    Testes de laboratório mostram que a bactéria pode se unir ao vírus do HIV e impedir que ele invada outras células.

    Pablo (222)

    ResponderExcluir
  30. http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/05/bacteria-que-vive-na-terra-pode-ser-util-no-processo-de-aprendizado.html
    A bactéria M. vaccae foi em pesquisa por cientistas e foi comprovado: as crianças que brincam na terra e que estão expostas à bactéria podem ter a capacidade de aprendizado aumentada.
    Bruna Gomes- 222

    ResponderExcluir
  31. Esta reportagem fala sobre uma bactéria chamada Streptomyces coelicolor, que é responsável pelo cheiro de "terra molhada" que sentimos quando esta está úmida. O odor que elas produzem por causa da umidade da água ajuda os camelos a encontrarem água no deserto, por exemplo, o que é indispensável para a sobrevivência da espécie.

    http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2009/202/voce-sabia-que-cheirinho-de-terra-molhada-e-obra/?searchterm=None

    Carolina Casarini Reis - 221

    ResponderExcluir
  32. O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, em que o próprio sistema imunológico destrói as células pancreáticas produtoras de insulina."Bactérias amigas", benignas, encontradas no intestino ajudam a frear o desenvolvimento dessa doença.
    Veja mais em: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=109581&bl

    Luís Gustavo (222)

    ResponderExcluir
  33. A reportagem mostra como o uso de determinada bacteria pode ajudar na despoluiçao de aguas contaminadas por petrolho e outros residos.
    http://www.portalabpg.org.br/PDPetro/3/trabalhos/IBP0377_05.pdf
    Mauricio Amando 221

    ResponderExcluir
  34. Toxina Botulínica (BOTOX)

    A bactéria causadora da doença botulismo, que já vinha sendo usada nas áreas da Oftalmologia e da Neurologia, agora, é também utilizada na correção de rugas. A toxina botulínica impede a contração dos músculos faciais, ocorrendo um relaxamento e atenuando as rugas. A substância é aplicada apenas nos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando rugas.

    Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/estetica/est_botox.shtml

    Camila Caliari - 221

    ResponderExcluir
  35. http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u581039.shtml

    A reportagem acima relata sobre a importância do estudo de um determinado tipo de bactéria chamado Herminiimonas glaciei para a compreensão da vida longe do planeta terra. A bactéria em questão sobreviveu longos períodos em condições similares à de outros planetas.

    Daniel Beier - 222

    ResponderExcluir
  36. Cientistas transformam bactérias em um super HD de computador:

    Cientistas chineses conseguem utilizar a bactéria Escherichia coli para armazenar dados de vídeo, imagens, textos e sons. Sendo altamente benéfica pois apenas uma grama da E. Coli pode armazenar equivalente a 450 HD's de dois terabytes, e a sua rápida multiplicação, garante a segurança dos dados por milêniios.

    http://hypescience.com/cientistas-transformam-bacterias-em-hard-drives/

    Bruno V. Bulso, Turma 221.

    ResponderExcluir
  37. As cianobactérias são importantes para todo meio ambiente, e agora vem sendo pesquisadas porque produzem diversas toxinas que podem ser usadas na fabricação de medicamentos e de cosméticos. Abaixo segue um artigo falando sobre o que elas tem de tão especial, da revista analytica.

    http://tinyurl.com/6lk5hqy (para download)

    Patrick - 221

    ResponderExcluir
  38. Neste link mostrara que foram as bactérias que retiraram o dióxido de carbono e produziram o oxigênio.Que na produção de CO2, as bactérias retiraram o gás carbônico da atmosfera em uma velocidade maior do que sua liberação, armazendo-o nas reservas de carbono e diminuindo a sua concentração na atmosfera.

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1523

    ResponderExcluir
  39. http://www.eufic.org/article/pt/artid/bacteria-acido-lactica-alimentacao/

    Temos bactérias ácido-lácticas em nosso aparelho digestivo. No entanto é mais conhecida pelo seu papel na preparação dos produtos lácteos fermentados, e também nos pickles de vegetais, panificação, vinificação, cura do pescado, carnes e salsichas.

    ResponderExcluir
  40. Muitas pessoas pensam que as bactérias fazem apenas mal. Mas neste link, comprova que as bactérias também são importantes para a reciclagem de matéria orgânica. Elas e os fungos realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica.
    As bactérias também são amplamente utilizadas no combate as pragas na agricultura.
    Exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos, produzindo cristais de proteínas que acabam por romper seus intestinos, ocasionando a morte dessas mesmas larvas.

    http://educacao.uol.com.br/biologia/bacterias-1-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.jhtm

    Yasmim Pires, 221

    ResponderExcluir
  41. As bactérias são muito uteis em vários aspectos
    É graças a elas que o nitrogênio atmosférico é fixado no solo, o que é extremamente importante para as plantas.
    Os grandes depósitos de Salitre-do-chile resultam do trabalho de transformação dos dejetos de aves marinhas em nitratos de potássio e sódio efetuado por bactérias.

    Jazidas de ferro e enxofre são resultado do trabalho de bactérias ferruginosas.
    Elas estão presentes na industria, na obtenção de vários produtos, como por exemplo:ácido lático, alcool butílico, acetona. Fonte: http://www.doutorbacteria.com.br/bacterias.html
    Andréia Menezes, 221

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Endossimbiose

    A Teoria Endossimbiótica fala basicamente sobre uma célula viver dentro de outra. Se estas continuaram a viver assim por certo tempo, elas acabarão se fundindo e trocando genes entre si. Esse processo teve grande relevância na evolução de praticamente todos os seres vivos existentes. A mitocôndria – que possui importantes funções na respiração celular –, e as cianobactérias – que formaram grande parte do oxigênio atmosférico – são exemplos de bactérias que se formaram através da endossimbiose (a mitocôndria funciona como uma organela, mas já foi uma bactéria que se fundiu a uma célula).
    Em matéria à revista americana Nature cientista fala sobre a descoberta da endossimbiose ocorrendo entre procariotos e ressalta a significância de tal processo para a evolução dos seres vivos.

    Link acessado no dia 21/11/2011
    http://quiprona.wordpress.com/2009/08/20/endossimbiose-e-a-vida-na-terra/

    William L.S.

    ResponderExcluir
  44. Estreptomicina é um antibiótico produzido pela bactéria filiformes (thread-like) encontrados no solo chamada Streptomyces griseus. Foi descrita pela primeira vez em 1944 pelo microbiologista americano Selman Waksman. Mas agora não é mais utilizada, por causa das novas tecnologias que estão produzindo novos antibióticos.

    http://html.rincondelvago.com/estreptomicina.html

    Rodrigo Travi - 221

    ResponderExcluir
  45. Pesquisa mostra que determinadas bactérias agem diretamente no ciclo da água, acompanhando seu ciclo tanto na forma líquida sólida e gasosa. Isto comprova uma grande interação entre a biosfera, atmosfera e hidrosfera.

    http://agua-de-todos.blogspot.com/2010/11/bioprecipitacao-influencia-das.html
    Ricardo 222

    ResponderExcluir
  46. Nesse link, mostra como bactérias podem ajudar nas cólicas de bebes. São gota, inovadoras, constituídas por uma estirpe de bactérias - lactobacillus reuteri protectis, que contém 100 milhões de unidades por dose formadoras de colónias de bactérias “boas”.


    http://familia.sapo.pt/artigos/actualidade/noticias/848467.html

    Alice Zanin, 221

    ResponderExcluir
  47. A reportágem fala sobre o grande poder de um iogurte que está sendo criado por pesquisadores da USP, que traz consigo a combinação de três bactérias além das normais já encontradas nesse tipo de produto como: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus (que auxiliam na prisão de ventre). Manter as bactérias na mistura sem tirar os efeitos é complicado, mas os expecialistas já acharam soluções, e os investimetos em mais pesquisas não param pois o iogurte não é comercializado, ainda não foi patenteado, mas é uma grande promessa para o mercado de alimentos que previnem doenças. Entre elas, nesse caso, estão o cancêr de cólon e de intestino.

    http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,2974900,Light-e-rico-em-fibras-novo-iogurte-pode-ajudar-a-prevenir-cancer-de-intestino.html

    Mariana dos Reis Machado – 221

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/bacteria-%E2%80%9Cvampiro%E2%80%9D-podera-ser-usada-como-antibiotico-vivo

    Essa reportagem fala de uma bactéria “vampiro”, que age como uma sanguessuga em outras bactérias, tem o potencial para se tornar um antibiótico vivo contra uma série de doenças infecciosas. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico BMC Genomics, a bactéria Micavibrio aeruginosavorus sobrevive se alimentando de nutrientes de outras bactérias, algumas causadoras de doenças no homem, e acaba as levando à morte.

    Luísa Brandt Hidalgo - 221

    ResponderExcluir
  50. Esta reportagem fala sobre as bactérias benéficas que ficam na criança quando ela nasce de parto normal. A reportagem fala que as crianças que nascem de cesariana ficam com as bactérias benignas do corpo da mãe (são as mesmas que estão na região vaginal), e isso ajuda aos bebês pegarem menos infeção. Os bebês de cesariana perdem esta regalia porque eles acabam ficando com as bactérias da pela de sua mãe e isso pode ser a explicação do porque que os bebês se cesariana são muito mais frágeis a infecções, a alergias e a asma por exemplo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,parto-normal-pode-passar-ao-bebe-bacterias-boas-da-mae,569961,0.htm

    Karen Romero, 222

    ResponderExcluir
  51. A reportagem mostra que as bactérias não são apenas causadoras de doenças. Elas ajudam a manter o equilíbrio do nosso corpo fortalecer o organismo e a imunidade.

    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/03/bacterias-sao-fundamentais-para-o-equilibrio-do-corpo-explica-medico.html

    Ana Paula, 221

    ResponderExcluir
  52. Na maior parter do nosso intestino grosso se encontra diversas bactérias, chamada flora intestinal, que são essenciais para nossa capacidade de digerir carboidratos complexos e para outros serviços metabólicos em geral, como a reabsorção de água e nutrientes pelo próprio intestino.

    http://www.passeiweb.com/saiba_mais/voce_sabia/celulas_x_bacterias

    Bruna Jaeger, 221

    ResponderExcluir
  53. Bactérias contra o câncer:
    Um grupo de cientistas europeus descobriu que uma linhagem da bactéria Clostridium sporogenes - uma bactéria comum no solo - ataca diretamente células tumorais no organismo.


    http://www.laboratoriocremasco.com.br/noticias/?not=Bact%E9rias+contra+o+c%E2ncer__110

    ResponderExcluir
  54. A reportagem destaca a influência das bactérias intestinais não só no seu habitat, mas também em outros órgãos do corpo humano. É notável observar a relação entre os efeitos relacionados à diminuição dessas bactérias no comportamento dos indivíduos, quando esses estavam em uso de antimicrobianos. Fica evidente a importância das bactérias intestinais para as funções digestivas, e também para as funções comportamentais.
    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=bacterias-intestino-cerebro
    Gabriel Nascimento (222)

    ResponderExcluir
  55. http://blogs.funiber.org/meio-ambiente/2010/09/04/bacterias-para-reduzir-a-contaminacao-no-golfo/

    "Foram revertidos milhões de dólares para selar o derrame de petróleo no Golfo do México, mas serão necessários muitos bilhões adicionais para limpar toda a contaminação na região(...)."

    Os professores Eugene Rosenberg e Eliora Ron, do departamento de Microbiologia Molecular e Biotecnologia da Universidade de Tel Aviv, estão utilizando uma bactéria cultivada em laboratório, que misturado com o petróleo e outras substâncias, auxiliam na redução do mesmo.

    Gabriel Lima, 221

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Deinococcus radiodurans:

    Bactéria extremamente resistente a uma série de agentes e condições que danificam o DNA, incluindo ionizantes e ultravioleta (UV) e peróxido de hidrogênio. O arranjo físico de D. radiodurans " genoma poderia ajudar o organismo a realizar suas façanhas de reparo do DNA.
    A resistência de radiação de D. radiodurans torna um candidato ideal para biorremediação (limpeza ambiental) de locais contaminados com radiação e produtos químicos tóxicos.

    fonte: http://www.ebi.ac.uk/2can/genomes/bacteria/Deinococcus_radiodurans.html

    Lucas Santos
    turma: 222

    ResponderExcluir
  59. A reportagem fala sobre Bactérias que ajudam japoneses a digerir sushi melhor do que os ocidentais.Já que os japoneses consumem à anos as algas marinhas, alteraram o organismo dos japoneses a ponto de facilitar a digestão desse ingrediente.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u717912.shtml

    Rodrigo Travi - Turma:221

    ResponderExcluir
  60. Um estudo feito na universidade de mcGill mostra as cianobactérias presentes nos musgos das grandes arvores podem ter grande importância no crescimento de novas árvores.O que contribui para os nutrientes o que é elemento chave para a sustentabilidade da produtividade das florestas a longo prazo.
    http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=37890&bl=1
    Francielly Flores (222)

    ResponderExcluir
  61. Olá,

    Gostaria de pedir para atualizar o link citado pelo William Santos acima:

    http://quipronat.wordpress.com/2009/08/20/endossimbiose-e-a-vida-na-terra/

    Muito obrigado.

    Tudo de bom,
    Roberto

    ResponderExcluir